PLANEJAMENTO
DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
QUALIDADE
NA MANUTENÇÃO:
5 S
TPM-
MANUTENÇÃO PRUDUTIVA TOTAL
ISO
ALUNOS: CARLOS AUGUSTO MOTA DA LUZ
NIELSON LIMA DOS SANTOS
24/01/05
1 – OBJETIVO
2 – OS CINCO SENSOS
3 – TPM – MANUTENÇÃO
PRUDUTIVA TOTAL
4 – ISO
5 – CONCLUSÃO
1 – OBJETIVO
Este
trabalho tem como objetivo apresentar a qualidade na manutenção através dos 5 s
e TPM - MANUTENÇÃO PRUDUTIVA TOTAL, abordando também a gestão da qualidade
interna pela ISO.
2 – OS CINCO SENSOS
Os
cinco sensos, comumente chamados de 5S, são por assim dizer a porta de entrada
de um Programa de Qualidade Total. Isto porque tem um grande efeito sobre a
motivação para a qualidade.
Na
verdade a essência dos cinco é outra: mudar atitudes e comportamento.
Sua
prática contínua e insistente leva, inevitavelmente, a uma mudança interior que
resultará, ao final, em uma disposição mental para a prática de um programa
onde os resultados são de médio ou longo prazo, como a qualidade total.
É
um programa baseado em 5 palavras japonesas:
SEIRI
- SELEÇÃO
SEITON - ORDENAÇÃO
SEISOH - LIMPEZA
SEIKETSU - PADRONIZAÇÃO
SHITSUKE - DISCIPLINA
SEIRI
- SELEÇÃO
Outras
traduções : Organização; Utilização; Classificação; Descarte.
Senso:
"A arte de colocar fora coisas inúteis sem uso"
É
o passo inicial do programa de 5S. Consiste basicamente de eliminar aquilo que
é desnecessário do local de trabalho ou de outro ambiente em que se esteja
implantando os 5S. Para isso é preciso definir claramente o que é necessário e
o que é desnecessário.
Necessário
é aquilo que se está utilizando ou que se tem previsão de uso
em
breve. Olhe para cada objeto e pergunte:
Isto
REALMENTE é necessário?
Estou
utilizando-o no momento?
Se
não, qual foi a última vez que utilizei?
Quando
eu irei precisar disto?
Essas
perguntas ajudam determinar se um item é necessário ou não. Se as respostas às
duas primeiras perguntas forem não e às outras duas forem não sei, seguramente
o item é desnecessário: descarte-o.
Quer
dizer que tenho que jogar fora o que for desnecessário?
Não
necessariamente. O bom senso recomenda que você coloque os itensdescartados a
parte e em seguida reflita o que fazer com cada um deles.
A
maioria dos itens descartados servirão para outras pessoas ou áreas e portanto devem ser encaminhados a elas, seja
por venda ou doação.
O resultado da aplicação do Senso de Seleção:
Ganho de espaço
Maior segurança
Facilidade de limpeza e manutenção
Melhor controle de estoque
Redução de custos
Disposição mental para a Qualidade
SEITON
- ORDENAÇÃO
Outras
traduções: Sistematização; Arrumação.
Senso:
"A arte de cada coisa em seu lugar para pronto uso".
Após
a Seleção, na qual você descarta aqueles itens desnecessários, você
precisa
organizar o que sobrou. A essa organização damos o nome de
ordenação,
que é determinar um local adequado para cada item, de modo que
ao
necessitar dele não seja necessário perder tempo procurando.
Ordenação
é, em suma, guarda de objetos de forma a facilitar sua
localização
e uso. Quando a localizacão de um item não é imediata,
significa
que a ordenação não foi bem feita. Faça de novo!
Os
itens mais utilizados, aqueles que se usa toda hora, devem estar ao alcance da
mão.
Por
exemplo: canetas, telefones, ferramentas em uso, etc. O importante é que não se
tenha que fazer esforço para pegar esses itens. Numa prateleira, devem ficarna
altura média: nem acima, onde se tenha que subir em apoios ou se esticar, nem embaixo,
onde se tenha que se abaixar ou curvar-se para pegá-los. Se em gavetas, na mais
próxima, geralmente a de cima.
Os
itens de uso menos freqüente devem estar a uma distância um pouco maior ou em
local de acesso menos fácil. Mas não muito. E, finalmente, os itens os você
utiliza muito pouco, devem estar no local menos acessível e que menos
atrapalhe.
Apenas
a título de exemplo, para escritório: o item utilizado a todo instante na
gaveta da mesa, o utilizado poucas vezes ao dia, no armário do canto da sala e
o utilizado menos de uma vez por semana, num arquivo fora da sala. Ah, sobre a
mesa só o trabalho que estiver sendo executado. Identifique sua área de
trabalho. Armários devem ter suas portas, prateleiras internas ou gavetas etiquetadas.
Áreas de circulação de pessoas demarcadas, áreas de riscos, extintores e saídas
de emergências sinalizados são exemplos de boa ordenação. O mesmo vale para
estoques de matérias-primas e produtos em processamento e acabados, que devem
conter informações de tipo, procedência, destino e data de validade.
Tubulações
de fluidos devem indicar o que conduzem, através da identificação de cor, de
acordo com as normas de segurança da ABNT.
Ainda
como identificação é possível adotar-se crachás, se houver atendimento ao
público externo. O crachá é dispensável se o trabalho envolver apenas
relacionamento interno onde todos se conhecem, exceto se medidas de segurança o
requeiram.
Os
murais devem estar organizados por assunto, atualizados e mantidos em bom estado.
Os
arquivos devem seguir um critério de ordenação: cronológico, alfabético,
temático, o que for mais conveniente.
O
importante é ter critério. Em segundo lugar, todo documento só deve ir para o
arquivo com uma anotação de quanto tempo deve permanecer arquivado e, se for o
caso, qual o destino a ser dado a ele ao findar esse período.
E
por último, deve haver um tempo pré-definido para se fazer uma revisão do
arquivo, na qual os documentos vencidos serão descartados (Seleção).
Discipline-se
a guardar cada objeto de volta ao seu lugar imediatamente após o uso, e cobre
esse comportamento de seus companheiros. Seja observador, não deixando escapar nenhuma
disposição incorreta de materiais. Faça testes periódicos, consigo mesmo e com
colegas, para ver se a localização de itens é imediata. Essa é a palavra:
localização imediata, nada menos é aceitável.
O
resultado da aplicação do Senso de Ordenação:
Melhor disposição de móveis e
equipamentos
Maior segurança
Facilidade de limpeza e manutenção
Melhor controle de estoque
Redução de desperdícios, principalmente
de tempo
Aproveitamento do espaço que sobrou,
para "praças"
SEISOH
- LIMPEZA
Outras
traduções: Inspeção; Zelo.
Senso:
"A arte de tirar o pó".
O
senso de limpeza tem dois aspectos importantes. O primeiro refere-se à
limpeza
do ambiente físico, seja ele no trabalho, em casa etc. Este aspecto, em se
tratando de indústria ou serviço de alimentos, se reveste de especial
importância, visto que a higiene deficiente é uma das principais causas de
doenças de origem alimentar.
Outro
aspecto a ser considerado diz respeito ao relacionamento pessoal. Um ambiente
onde impera a franqueza, a transparência de intenções e o respeito pelo próximo
é um ambiente limpo. O terceiro senso objetiva isso: que o ambiente seja
asseado, e portanto saudável, e que o relacionamento pessoal seja o mais aberto
possível.
No
que se refere à limpeza física, a recomendação é que se atue sobre as causas da
sujeira, e não apenas na sujeira aparente. As dicas são basicamente
comportamental:
Faça
uso correto de sanitários.
Jogue
o lixo dentro do lixeiro, observando a coleta seletiva.
Mantenha
limpo corredores, vestiários, pátios e outras áreas comuns.
Demarque
e observe local apropriado para a prática de tabagismo.
Papel
de balas devem ser colocados no lixeiro. Mas atenção: em área de processamento
ou manipulação de alimentos não se deve comer nada, inclusive balas.
Defina
períodos para limpezas, não esperando que a sujeira apareça.
Identifique
e corrija vazamento de fluidos.
Faça
os reparos no edifício, móveis e equipamentos o mais rápido possível
Quanto
ao relacionamento, a regra que normalmente funciona é: Fale com
as
pessoas e não das pessoas.
Discipline-se
a cumprir e exigir dos outros que o ambiente encontrado limpo seja deixado
limpo após o uso. Se cada um fizer a sua parte, cuidando para não sujar e
limpando quando isto acontecer, por certo o ambiente será bem melhor.
Quanto
ao relacionamento, tome a iniciativa: coloque seus colegas a vontade para dizer
o que pensam de você. Ouça as críticas, vendo nelas a oportunidade de melhorar.
É saudável ouvir a opinião sobre nós de alguém que não seja nós mesmos.
O
resultado da aplicação do Senso de Limpeza:
Ambiente
agradável e saudável
Melhor resultado do trabalhado
Melhoria do relacionamento interpessoal
e por conseguinte do trabalho em
equipe
Melhor conservação de móveis,
equipamentos e ferramentas
Redução de desperdícios
Aumento da vida de prateleira dos
produtos e garantia da saúde do
consumidor.
SEIKETSU
– PADRONIZAÇÃO
Outras
traduções: Padrões; Ambientação; Higiene; Conservação; Saúde; Asseio.
Senso:
"A arte de manter em estado de limpeza".
Padronização
significa manter "em estado de limpeza" que, no contexto dos 5s,
inclui outras considerações, tais como: cores, formas, iluminação, ventilação,
calor, vestuário, higiene pessoal e tudo o que causar uma impressão de limpeza.
A padronização busca então manter os três primeiros Ss (seleção, ordenação e
limpeza) de forma contínua.
A
padronização, ou seja, a definição de métodos standard de trabalho é
fundamental, por exemplo: Pintura das paredes, devem ser usados padrões de
cores para cada setor, a sinalização também é bastante importante, devemos usar
placas padronizadas e que tenham fácil visualização, com letras claras e
grandes, pisos, de tubulações, de alerta (tigrado), marcas no piso de onde deve
ficar a lixeira, voltagem de cada tomada, indicadores de extintores de
incêndio, itens móveis, tamanho das setas que estão sendo utilizadas, tipos de
etiquetas, cores "padrões" de máquinas. A partir do estabelecimento
do que é certo, fica fácil para o funcionário saber o que está errado.
A
padronização buscar criar o "O Estado de Limpeza". Não basta estar
limpo,
é necessário também parecer limpo.
Devemos
definir qual o padrão ideal para o nosso ambiente de trabalho, buscando, como
objetivo, a melhoria da qualidade de vida no trabalho.
A
ambientação é importante, quebra o peso da área de trabalho, através de uso de
aquários, plantas (auxiliam o relaxamento), salas dos funcionários – praças),
paisagens, em suma, tudo aquilo que possa contribuir positivamente para um bom
ambiente.
SHITSUKE
– DISCIPLINA
Outras
traduções: Auto-disciplina; Educação; Harmonia.
Senso:
"A arte de fazer as coisas certas, naturalmente".
Disciplina
é a base de uma civilização e o mínimo para que a sociedade
funcione
em harmonia. A disciplina é o caminho para a melhoria do caráter dos
funcionários.
Para
algo bem feito e com habilidade deve-se praticar,
repetir. Atletas repetem os lances, o estudante que almeja uma vaga na
Universidade estuda e estuda. Artistas repetem o ensaio. Disciplinar é praticar
e praticar para que as pessoas façam a coisa certa naturalmente. É uma forma de
criar bons hábitos. Disciplina é um processo de repetição e prática. Assim
estaremos no caminho certo.
3 – TPM
– MANUTENÇÃO PRUDUTIVA TOTAL
TPM
significa "Total Productive Maintenance" (Manutenção Produtiva
Total). A Manutenção Produtiva compreende um abrangente conjunto de atividades
de manutenção que visam melhorar a performance e a produtividade dos
equipamentos de uma fábrica. A Palavra "Total" significa que toda a
fábrica está envolvida na cultura e nas atividades do TPM, desde a Gerência,
até os operários.
Manuntenção
Produtiva Total ou Gerenciamento Produtivo Total em sua definição atual, TPM
torna-se agora "Gerenciamento Produtivo Total". O método foi tão
bem-sucedido nos locais implantados que os critérios do TPM passaram a ser
aplicados a todos os processos de muitas empresas, incluindo as atividades de
melhoramento da Qualidade, segurança e cuidados ambientais, desenhos de
máquinas, trabalho de escritório e muitos outros.
Os
5 Pontos-Chaves da Filosofia TPM:
1.
Buscar a criação de uma cultura coletiva ligada à obtenção de máxima eficiência
em todo o processo produtivo.
2.
Ativar o sistema para a prevenção de perdas para atingir o objetivo de
"nível zero de acidentes", "nível zero de defeitos" e
"nível zero de quebras" no processo produtivo.
3.
Envolver toda a força de trabalho da empresa. A gerência cria um compromisso e
uma visão clara do TPM: os objetivos são então colocados em todos os níveis
intermediários, até os operários da linha de produção.
4.
Obter "zero" perdas através dos resultados das atividades de pequenos
grupos de trabalho, integrados ao sistema produtivo.
5.
Estar presente em todos os aspectos do desenvolvimento, produção, vendas e
administração.
4 – ISO
ISO
é uma palavra derivada do grego isos (igual), que aparece como prefixo em
termos tais como:
isometria
(qualidade de medidas e dimensões),
isonomia
(igualdade das pessoas perante à lei.
Por
decorrência, associa-se iso (igual) a "padrão", o que levou a uma
linha de pensamento que redundou na escolha de ISO como identificação mundial
da International Organization for Standardization, para evitar a infinidade de siglas
resultantes da tradução em diversas línguas dessa Organização Não Governamental
criada em 1947 e sediada em Genebra, na Suíça.
Trata-se
de uma instituição cujo objetivo é propor e monitorar normas que representem e
traduzam o consenso de diferentes países para a normalização de procedimentos,
medidas e materiais em todos os domínios da atividade produtiva.
Desde
1987 foi criada uma série de normas, conhecidas como ISO 9000, que deram início
a um sistema de gestão da qualidade.
A
ISO 9000, que muitos acreditam tratar-se do nome do certificado, na verdade
apenas estabelece as orientações básicas para a correta seleção e uso das
normas,
tanto que seus objetivos são esclarecer as diferenças e inter-relações
entre
os principais conceitos da qualidade e, fornecer diretrizes para seleção
e
uso de normas que servem para gestão da qualidade interna ( ISO 9004 ) e
para
garantia da qualidade externa ( ISO 9001, 9002 e 9003 ).
A
ISO 9001 define os sistemas de qualidade e modelos para garantia da
qualidade
externa, para uso quando a conformidade com requisitos especificados
tiver
que ser garantida pelo fornecedor, durante vários estágios, que podem incluir
projeto, desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica.
É
a mais completa da série, abrangendo um total de 20 itens. Esta norma
especifica requisitos de um sistema de qualidade para uso onde um contrato
entre duas partes exige a demonstração da capacidade do fornecedor para
projetar e fornecer produtos. É a norma utilizada pelas empresas do setor de
software (com a ISO 9000-3 como guia para aplicação).
Abaixo,
estão relacionados os requisitos para o sistema de qualidade, como
descritos
no ítem 4 da norma ISO 9001 - Modelo para garantia da qualidade em
projetos/desenvolvimento,
produção, instalação e assistência técnica.
4.1 Responsabilidade da Administração
4.1.1 Política de Qualidade
4.1.2 Organização
4.1.2.1 Responsabilidade e autoridade
4.1.2.2 Recursos e pessoal para
verificação
4.1.2.3 Representante da administração
4.1.3 Análise Crítica pela Administração
4.2 Sistema de Qualidade
4.3 Análise Crítica de Contrato
4.4 Controle de Projeto
4.4.1 Generalidades
4.4.2 Planejamento de Projeto e
Desenvolvimento
4.4.2.1 Atribuição de atividades
4.4.2.2 Interfaces técnicas e
organizacionais
4.4.3 Requisitos de Entrada para Projeto
4.4.4 Dados Resultantes de Projeto
4.4.5 Verificação de Projeto
4.4.6 Alteração de Projetos
4.5 Controle de Documentos
4.5.1 Aprovação e Emissão de Documentos
4.5.2 Alterações/Modificações em
Documentos
4.6 Aquisição
4.6.1 Generalidades
4.6.2 Avaliação de Subfornecedores
4.6.3 Dados para Aquisição
4.6.4 Verificação do Produto Adquirido
4.7 Produto Fornecido pelo Comprador
4.8 Identificação e Rastreabilidade do
Produto
4.9 Controle de Processo
4.9.1 Generalidades
4.9.2 Processos Especiais
4.10 Inspeção e Ensaios
4.10.1 Inspeção e Ensaios de Recebimento
4.10.2 Inspeção e Ensaios no Processo
Produtivo
4.10.3 Inspeção e Ensaios Finais
4.10.4 Registro de Inspeção e Ensaios
4.11 Equipamentos de Inspeção, Medição e
Ensaios
4.12 Situação da Inspeção e Ensaios
4.13 Controle de Produtos Não Conformes
4.13.1 Análise Crítica e Disposição de
Não Conformidades
4.14 Ação Corretiva
4.15 Manuseio, Armazenamento, Embalagem e
Expedição
4.15.1 Generalidades
4.15.2 Manuseio
4.15.3 Armazenamento
4.14.4 Embalagem
4.15.5 Expedição
4.16 Registros de Qualidade
4.17 Auditorias Internas de Qualidade4.18
Treinamento
4.19 Assistência Técnica
4.20 Técnicas Estatísticas
A
ISO 9002 define modelos para garantia da qualidade em produção e instalação,
para
uso quando a conformidade com requisitos especificados tiver que ser garantida
pelo fornecedor durante a produção e instalação. Abrange um total de 18 itens.
Esta norma especifica requisitos de sistemas de qualidade para uso onde um
contrato exige a demonstração da capacidade do fornecedor para
controlar
os processos que determinam a aceitabilidade do produto fornecido,
destinando-se primordialmente à prevenção e detecção de não conformidades e à implementação
de meios para prevenir sua reincidência.
A
ISO 9003 define modelos para garantia da qualidade em inspeção e ensaios
finais, para uso quando a conformidade com requisitos especificados tiver que
ser garantida pelo fornecedor somente em inspeção e ensaios finais. Abrange um
total
de 12 itens. Esta norma especifica requisitos de sistemas de qualidade para uso
onde um contrato requer a demonstração da capacidade do fornecedor em detectar
e controlar qualquer produto não conforme durante a inspeção e ensaios finais.
A
ISO 9004 descreve um conjunto básico de elementos, através do qual se podem desenvolver
e implementar sistemas de gestão de qualidade, sendo um guia para
aplicação
das diretrizes e das normas anteriores. A seleção dos elementos apropriados vai
depender de vários fatores, tais como mercado atendido,
natureza
do produto, processo e necessidades do consumidor. Abrange 20 itens.
ISO
14001 é uma norma internacional que especifica um processo para controlar e
melhorar o desempenho ambiental de uma companhia.
A
ISO 14001 consiste de:
Requisitos
gerais, política ambiental, planejamento, Implementação e operação, verificação
e ação corretiva, análise crítica pela administração.
Dessa maneira:
Identifica elementos de seu negócio que causam impacto
no meio ambiente e providencia o acesso à legislação ambiental relevante.
Prepara objetivos de melhoria e um programa de
gestão para atingi-los, com análises críticas regulares para melhoria contínua.
5 –
CONCLUSÃO
Apresentamos
a qualidade na manutenção através dos 5 s e TPM - MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL,
abordando também a gestão da qualidade interna pela ISO e concluímos que a
qualidade na manutenção requer um aspecto fundamental, a organização. Possuindo
organização e planejamento na implementação dessas estruturas, o objetivo – A
Qualidade - não só na manutenção, mas no
cotidiano de cada um será fator preponderante.
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