sexta-feira, 2 de março de 2018

Qualidade na Manutenção



PLANEJAMENTO DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL




QUALIDADE NA MANUTENÇÃO:

5 S
TPM- MANUTENÇÃO PRUDUTIVA TOTAL
ISO






ALUNOS: CARLOS AUGUSTO MOTA DA LUZ
                   NIELSON LIMA DOS SANTOS




24/01/05



1 – OBJETIVO

2 – OS CINCO SENSOS

3 – TPM – MANUTENÇÃO PRUDUTIVA TOTAL

4 – ISO

5 – CONCLUSÃO




1 – OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo apresentar a qualidade na manutenção através dos 5 s e TPM - MANUTENÇÃO PRUDUTIVA TOTAL, abordando também a gestão da qualidade interna pela ISO.

2 – OS CINCO SENSOS

Os cinco sensos, comumente chamados de 5S, são por assim dizer a porta de entrada de um Programa de Qualidade Total. Isto porque tem um grande efeito sobre a motivação para a qualidade.

Na verdade a essência dos cinco é outra: mudar atitudes e comportamento.

Sua prática contínua e insistente leva, inevitavelmente, a uma mudança interior que resultará, ao final, em uma disposição mental para a prática de um programa onde os resultados são de médio ou longo prazo, como a qualidade total.

É um programa baseado em 5 palavras japonesas:

           SEIRI - SELEÇÃO
SEITON - ORDENAÇÃO
SEISOH - LIMPEZA
SEIKETSU - PADRONIZAÇÃO
SHITSUKE - DISCIPLINA

     
SEIRI - SELEÇÃO

Outras traduções : Organização; Utilização; Classificação; Descarte.
Senso: "A arte de colocar fora coisas inúteis sem uso"
É o passo inicial do programa de 5S. Consiste basicamente de eliminar aquilo que é desnecessário do local de trabalho ou de outro ambiente em que se esteja implantando os 5S. Para isso é preciso definir claramente o que é necessário e o que é desnecessário.

Necessário é aquilo que se está utilizando ou que se tem previsão de uso
em breve. Olhe para cada objeto e pergunte:

Isto REALMENTE é necessário?
Estou utilizando-o no momento?
Se não, qual foi a última vez que utilizei?
Quando eu irei precisar disto?

Essas perguntas ajudam determinar se um item é necessário ou não. Se as respostas às duas primeiras perguntas forem não e às outras duas forem não sei, seguramente o item é desnecessário: descarte-o.
Quer dizer que tenho que jogar fora o que for desnecessário?
Não necessariamente. O bom senso recomenda que você coloque os itensdescartados a parte e em seguida reflita o que fazer com cada um deles.
A maioria dos itens descartados servirão para outras pessoas ou áreas e  portanto devem ser encaminhados a elas, seja por venda ou doação.
     
 O resultado da aplicação do Senso de Seleção:

        Ganho de espaço
        Maior segurança
        Facilidade de limpeza e manutenção
        Melhor controle de estoque
        Redução de custos
        Disposição mental para a Qualidade

SEITON - ORDENAÇÃO

Outras traduções: Sistematização; Arrumação.
Senso: "A arte de cada coisa em seu lugar para pronto uso".
Após a Seleção, na qual você descarta aqueles itens desnecessários, você
precisa organizar o que sobrou. A essa organização damos o nome de
ordenação, que é determinar um local adequado para cada item, de modo que
ao necessitar dele não seja necessário perder tempo procurando.
Ordenação é, em suma, guarda de objetos de forma a facilitar sua
localização e uso. Quando a localizacão de um item não é imediata,
significa que a ordenação não foi bem feita. Faça de novo!

    
Os itens mais utilizados, aqueles que se usa toda hora, devem estar ao alcance da mão.
Por exemplo: canetas, telefones, ferramentas em uso, etc. O importante é que não se tenha que fazer esforço para pegar esses itens. Numa prateleira, devem ficarna altura média: nem acima, onde se tenha que subir em apoios ou se esticar, nem embaixo, onde se tenha que se abaixar ou curvar-se para pegá-los. Se em gavetas, na mais próxima, geralmente a de cima.
Os itens de uso menos freqüente devem estar a uma distância um pouco maior ou em local de acesso menos fácil. Mas não muito. E, finalmente, os itens os você utiliza muito pouco, devem estar no local menos acessível e que menos atrapalhe.
Apenas a título de exemplo, para escritório: o item utilizado a todo instante na gaveta da mesa, o utilizado poucas vezes ao dia, no armário do canto da sala e o utilizado menos de uma vez por semana, num arquivo fora da sala. Ah, sobre a mesa só o trabalho que estiver sendo executado. Identifique sua área de trabalho. Armários devem ter suas portas, prateleiras internas ou gavetas etiquetadas. Áreas de circulação de pessoas demarcadas, áreas de riscos, extintores e saídas de emergências sinalizados são exemplos de boa ordenação. O mesmo vale para estoques de matérias-primas e produtos em processamento e acabados, que devem conter informações de tipo, procedência, destino e data de validade.
Tubulações de fluidos devem indicar o que conduzem, através da identificação de cor, de acordo com as normas de segurança da ABNT.
Ainda como identificação é possível adotar-se crachás, se houver atendimento ao público externo. O crachá é dispensável se o trabalho envolver apenas relacionamento interno onde todos se conhecem, exceto se medidas de segurança o requeiram.
Os murais devem estar organizados por assunto, atualizados e mantidos em bom estado.
Os arquivos devem seguir um critério de ordenação: cronológico, alfabético, temático, o que for mais conveniente.
O importante é ter critério. Em segundo lugar, todo documento só deve ir para o arquivo com uma anotação de quanto tempo deve permanecer arquivado e, se for o caso, qual o destino a ser dado a ele ao findar esse período.
E por último, deve haver um tempo pré-definido para se fazer uma revisão do arquivo, na qual os documentos vencidos serão descartados (Seleção).

Discipline-se a guardar cada objeto de volta ao seu lugar imediatamente após o uso, e cobre esse comportamento de seus companheiros. Seja observador, não deixando escapar nenhuma disposição incorreta de materiais. Faça testes periódicos, consigo mesmo e com colegas, para ver se a localização de itens é imediata. Essa é a palavra: localização imediata, nada menos é aceitável.

O resultado da aplicação do Senso de Ordenação:

        Melhor disposição de móveis e equipamentos
        Maior segurança
        Facilidade de limpeza e manutenção
        Melhor controle de estoque
        Redução de desperdícios, principalmente de tempo
        Aproveitamento do espaço que sobrou, para "praças"

SEISOH - LIMPEZA

Outras traduções: Inspeção; Zelo.
Senso: "A arte de tirar o pó".
O senso de limpeza tem dois aspectos importantes. O primeiro refere-se à
limpeza do ambiente físico, seja ele no trabalho, em casa etc. Este aspecto, em se tratando de indústria ou serviço de alimentos, se reveste de especial importância, visto que a higiene deficiente é uma das principais causas de doenças de origem alimentar.

Outro aspecto a ser considerado diz respeito ao relacionamento pessoal. Um ambiente onde impera a franqueza, a transparência de intenções e o respeito pelo próximo é um ambiente limpo. O terceiro senso objetiva isso: que o ambiente seja asseado, e portanto saudável, e que o relacionamento pessoal seja o mais aberto possível.
 
No que se refere à limpeza física, a recomendação é que se atue sobre as causas da sujeira, e não apenas na sujeira aparente. As dicas são basicamente comportamental:

Faça uso correto de sanitários.
Jogue o lixo dentro do lixeiro, observando a coleta seletiva.
Mantenha limpo corredores, vestiários, pátios e outras áreas comuns.
Demarque e observe local apropriado para a prática de tabagismo.
Papel de balas devem ser colocados no lixeiro. Mas atenção: em área de processamento ou manipulação de alimentos não se deve comer nada, inclusive balas.
Defina períodos para limpezas, não esperando que a sujeira apareça.
Identifique e corrija vazamento de fluidos.
Faça os reparos no edifício, móveis e equipamentos o mais rápido  possível
Quanto ao relacionamento, a regra que normalmente funciona é: Fale com
as pessoas e não das pessoas.
Discipline-se a cumprir e exigir dos outros que o ambiente encontrado limpo seja deixado limpo após o uso. Se cada um fizer a sua parte, cuidando para não sujar e limpando quando isto acontecer, por certo o ambiente será bem melhor.
Quanto ao relacionamento, tome a iniciativa: coloque seus colegas a vontade para dizer o que pensam de você. Ouça as críticas, vendo nelas a oportunidade de melhorar. É saudável ouvir a opinião sobre nós de alguém que não seja nós mesmos.

O resultado da aplicação do Senso de Limpeza:

        Ambiente agradável e saudável
        Melhor resultado do trabalhado
        Melhoria do relacionamento interpessoal e por conseguinte do trabalho em
        equipe
        Melhor conservação de móveis, equipamentos e ferramentas
        Redução de desperdícios
        Aumento da vida de prateleira dos produtos e garantia da saúde do
        consumidor.

         
SEIKETSU – PADRONIZAÇÃO

Outras traduções: Padrões; Ambientação; Higiene; Conservação; Saúde; Asseio.
Senso: "A arte de manter em estado de limpeza".
Padronização significa manter "em estado de limpeza" que, no contexto dos 5s, inclui outras considerações, tais como: cores, formas, iluminação, ventilação, calor, vestuário, higiene pessoal e tudo o que causar uma impressão de limpeza. A padronização busca então manter os três primeiros Ss (seleção, ordenação e limpeza) de forma contínua.

A padronização, ou seja, a definição de métodos standard de trabalho é fundamental, por exemplo: Pintura das paredes, devem ser usados padrões de cores para cada setor, a sinalização também é bastante importante, devemos usar placas padronizadas e que tenham fácil visualização, com letras claras e grandes, pisos, de tubulações, de alerta (tigrado), marcas no piso de onde deve ficar a lixeira, voltagem de cada tomada, indicadores de extintores de incêndio, itens móveis, tamanho das setas que estão sendo utilizadas, tipos de etiquetas, cores "padrões" de máquinas. A partir do estabelecimento do que é certo, fica fácil para o funcionário saber o que está errado.

A padronização buscar criar o "O Estado de Limpeza". Não basta estar
limpo, é necessário também parecer limpo.

Devemos definir qual o padrão ideal para o nosso ambiente de trabalho, buscando, como objetivo, a melhoria da qualidade de vida no trabalho.

A ambientação é importante, quebra o peso da área de trabalho, através de uso de aquários, plantas (auxiliam o relaxamento), salas dos funcionários – praças), paisagens, em suma, tudo aquilo que possa contribuir positivamente para um bom ambiente.
       
SHITSUKE – DISCIPLINA

Outras traduções: Auto-disciplina; Educação; Harmonia.
Senso: "A arte de fazer as coisas certas, naturalmente".
Disciplina é a base de uma civilização e o mínimo para que a sociedade
funcione em harmonia. A disciplina é o caminho para a melhoria do caráter dos funcionários.
     
Para  algo bem feito e com habilidade deve-se praticar, repetir. Atletas repetem os lances, o estudante que almeja uma vaga na Universidade estuda e estuda. Artistas repetem o ensaio. Disciplinar é praticar e praticar para que as pessoas façam a coisa certa naturalmente. É uma forma de criar bons hábitos. Disciplina é um processo de repetição e prática. Assim estaremos no caminho certo.

3 – TPM – MANUTENÇÃO PRUDUTIVA TOTAL


TPM significa "Total Productive Maintenance" (Manutenção Produtiva Total). A Manutenção Produtiva compreende um abrangente conjunto de atividades de manutenção que visam melhorar a performance e a produtividade dos equipamentos de uma fábrica. A Palavra "Total" significa que toda a fábrica está envolvida na cultura e nas atividades do TPM, desde a Gerência, até os operários.

Manuntenção Produtiva Total ou Gerenciamento Produtivo Total em sua definição atual, TPM torna-se agora "Gerenciamento Produtivo Total". O método foi tão bem-sucedido nos locais implantados que os critérios do TPM passaram a ser aplicados a todos os processos de muitas empresas, incluindo as atividades de melhoramento da Qualidade, segurança e cuidados ambientais, desenhos de máquinas, trabalho de escritório e muitos outros.  

Os 5 Pontos-Chaves da Filosofia TPM:

1. Buscar a criação de uma cultura coletiva ligada à obtenção de máxima eficiência em todo o processo produtivo.

2. Ativar o sistema para a prevenção de perdas para atingir o objetivo de "nível zero de acidentes", "nível zero de defeitos" e "nível zero de quebras" no processo produtivo.

3. Envolver toda a força de trabalho da empresa. A gerência cria um compromisso e uma visão clara do TPM: os objetivos são então colocados em todos os níveis intermediários, até os operários da linha de produção.

4. Obter "zero" perdas através dos resultados das atividades de pequenos grupos de trabalho, integrados ao sistema produtivo.

5. Estar presente em todos os aspectos do desenvolvimento, produção, vendas e administração.


4 – ISO

ISO é uma palavra derivada do grego isos (igual), que aparece como prefixo em termos tais como:
isometria (qualidade de medidas e dimensões),
isonomia (igualdade das pessoas perante à lei.
Por decorrência, associa-se iso (igual) a "padrão", o que levou a uma linha de pensamento que redundou na escolha de ISO como identificação mundial da International Organization for Standardization, para evitar a infinidade de siglas resultantes da tradução em diversas línguas dessa Organização Não Governamental criada em 1947 e sediada em Genebra, na Suíça.

Trata-se de uma instituição cujo objetivo é propor e monitorar normas que representem e traduzam o consenso de diferentes países para a normalização de procedimentos, medidas e materiais em todos os domínios da atividade produtiva.

Desde 1987 foi criada uma série de normas, conhecidas como ISO 9000, que deram início a um sistema de gestão da qualidade.

A ISO 9000, que muitos acreditam tratar-se do nome do certificado, na verdade apenas estabelece as orientações básicas para a correta seleção e uso das
normas, tanto que seus objetivos são esclarecer as diferenças e inter-relações
entre os principais conceitos da qualidade e, fornecer diretrizes para seleção
e uso de normas que servem para gestão da qualidade interna ( ISO 9004 ) e
para garantia da qualidade externa ( ISO 9001, 9002 e 9003 ).
 
A ISO 9001 define os sistemas de qualidade e modelos para garantia da
qualidade externa, para uso quando a conformidade com requisitos especificados
tiver que ser garantida pelo fornecedor, durante vários estágios, que podem incluir projeto, desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica.
É a mais completa da série, abrangendo um total de 20 itens. Esta norma especifica requisitos de um sistema de qualidade para uso onde um contrato entre duas partes exige a demonstração da capacidade do fornecedor para projetar e fornecer produtos. É a norma utilizada pelas empresas do setor de software (com a ISO 9000-3 como guia para aplicação).
Abaixo, estão relacionados os requisitos para o sistema de qualidade, como
descritos no ítem 4 da norma ISO 9001 - Modelo para garantia da qualidade em
projetos/desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica.

      4.1 Responsabilidade da Administração
      4.1.1 Política de Qualidade
      4.1.2 Organização
      4.1.2.1 Responsabilidade e autoridade
      4.1.2.2 Recursos e pessoal para verificação
      4.1.2.3 Representante da administração
      4.1.3 Análise Crítica pela Administração
      4.2 Sistema de Qualidade
      4.3 Análise Crítica de Contrato
      4.4 Controle de Projeto
      4.4.1 Generalidades
      4.4.2 Planejamento de Projeto e Desenvolvimento
      4.4.2.1 Atribuição de atividades
      4.4.2.2 Interfaces técnicas e organizacionais
      4.4.3 Requisitos de Entrada para Projeto
      4.4.4 Dados Resultantes de Projeto
      4.4.5 Verificação de Projeto
      4.4.6 Alteração de Projetos
      4.5 Controle de Documentos
      4.5.1 Aprovação e Emissão de Documentos
      4.5.2 Alterações/Modificações em Documentos
      4.6 Aquisição
      4.6.1 Generalidades
      4.6.2 Avaliação de Subfornecedores
      4.6.3 Dados para Aquisição
      4.6.4 Verificação do Produto Adquirido
      4.7 Produto Fornecido pelo Comprador
      4.8 Identificação e Rastreabilidade do Produto
      4.9 Controle de Processo
      4.9.1 Generalidades
      4.9.2 Processos Especiais
      4.10 Inspeção e Ensaios
      4.10.1 Inspeção e Ensaios de Recebimento
      4.10.2 Inspeção e Ensaios no Processo Produtivo
      4.10.3 Inspeção e Ensaios Finais
      4.10.4 Registro de Inspeção e Ensaios
      4.11 Equipamentos de Inspeção, Medição e Ensaios
      4.12 Situação da Inspeção e Ensaios
      4.13 Controle de Produtos Não Conformes
      4.13.1 Análise Crítica e Disposição de Não Conformidades
      4.14 Ação Corretiva
      4.15 Manuseio, Armazenamento, Embalagem e Expedição
      4.15.1 Generalidades
      4.15.2 Manuseio
      4.15.3 Armazenamento
      4.14.4 Embalagem
      4.15.5 Expedição
      4.16 Registros de Qualidade
      4.17 Auditorias Internas de Qualidade4.18 Treinamento
      4.19 Assistência Técnica
      4.20 Técnicas Estatísticas

A ISO 9002 define modelos para garantia da qualidade em produção e instalação,
para uso quando a conformidade com requisitos especificados tiver que ser garantida pelo fornecedor durante a produção e instalação. Abrange um total de 18 itens. Esta norma especifica requisitos de sistemas de qualidade para uso onde um contrato exige a demonstração da capacidade do fornecedor para
controlar os processos que determinam a aceitabilidade do produto fornecido, destinando-se primordialmente à prevenção e detecção de não conformidades e à implementação de meios para prevenir sua reincidência.

A ISO 9003 define modelos para garantia da qualidade em inspeção e ensaios finais, para uso quando a conformidade com requisitos especificados tiver que ser garantida pelo fornecedor somente em inspeção e ensaios finais. Abrange um
total de 12 itens. Esta norma especifica requisitos de sistemas de qualidade para uso onde um contrato requer a demonstração da capacidade do fornecedor em detectar e controlar qualquer produto não conforme durante a inspeção e ensaios finais.

A ISO 9004 descreve um conjunto básico de elementos, através do qual se podem desenvolver e implementar sistemas de gestão de qualidade, sendo um guia para
aplicação das diretrizes e das normas anteriores. A seleção dos elementos apropriados vai depender de vários fatores, tais como mercado atendido,
natureza do produto, processo e necessidades do consumidor. Abrange 20 itens.

ISO 14001 é uma norma internacional que especifica um processo para controlar e melhorar o desempenho ambiental de uma companhia.

A ISO 14001 consiste de:
Requisitos gerais, política ambiental, planejamento, Implementação e operação, verificação e ação corretiva, análise crítica pela administração.
Dessa maneira:
Identifica elementos de seu negócio que causam impacto no meio ambiente e providencia o acesso à legislação ambiental relevante.
Prepara objetivos de melhoria e um programa de gestão para atingi-los, com análises críticas regulares para melhoria contínua.

5 – CONCLUSÃO

Apresentamos a qualidade na manutenção através dos 5 s e TPM - MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL, abordando também a gestão da qualidade interna pela ISO e concluímos que a qualidade na manutenção requer um aspecto fundamental, a organização. Possuindo organização e planejamento na implementação dessas estruturas, o objetivo – A Qualidade -  não só na manutenção, mas no cotidiano de cada um será fator preponderante.





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