sábado, 3 de março de 2018

GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO



UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS
MBA GESTÃO DA MANUTENÇÃO.


ARTHUR ANDRADE
CARLOS DA LUZ
GLEIDISTON OLIVEIRA
ISAAC SANTOS
LUIS SEGURA






GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO.









Salvador
2012.2
ARTHUR ANDRADE
CARLOS DA LUZ
GLEIDISTON OLIVEIRA
ISAAC SANTOS
LUIS ORTAGÃO







GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO.






                                                                      
           
Avaliação, apresentado à Universidade Salvador como requisito para obtenção de nota na disciplina Estratégia da Manutenção do Curso de MBA Gestão da manutenção, Turma 12 A.


            Profo. Sérgio Barreiro.                              

Salvador
2012.2
SUMÁRIO

Objetivo
Introdução
A empresa

CAPÍTULO 1
1.    Elementos de Gestão
            1.1. Missão/Negócio;
   1.2. Visão;
   1.3. Valores;
      1.4. Área  de Manutenção TCS
1.5 Estrutura da área de TCS:
1.6 Objetivos Estratégicos

CAPÍTULO 2
2. Prestações de Serviços como gestão estratégica
3.  Prestação de serviços na manutenção
4. Práticas para a contratação de serviços
5. Considerações finais






Objetivo

Elaboração de um trabalho focado na gestão da manutenção, que possibilite  ao grupo captar informações precisas da área, vivenciadas  em um empresa específica com foco no segmento de bebidas; contribuindo para o desenvolvimento de um abordagem mais ampla sobre “Contratação de Serviços”, possibilitando adequações adaptáveis e próximo da realidade. Em paralelo, a atividade possibilita aos estudantes interagir com utilização de conceitos na prática, estimulando a aplicabilidade da teoria, favorecendo para o desenvolvimento no âmbito profissional e pessoal.

Introdução

A busca contínua por qualidade é uma premissa no desenvolvimento das atividades de qualquer empresa; diante do mercado competitivo que exige muito mais das organizações. A otimização de recursos aparece como forte opção para alcançar o diferencial, é preciso ser competitivo em custos, porém dentro deste contexto é necessário preparar toda estrutura organizacional com planejamento estratégico alinhado ao negócio. Este trabalho foca os pontos relevantes associados manutenção e processo de gestão de serviços que influenciam diretamente as atividades desenvolvidas em uma área específica da Diversey, Techical Customer Services (TCS); buscando assim analisar, identificar e avaliar como a manutenção está inserida dentro da organização Diversey, mais precisamente na aplicação Brasil.












Palavras-chaves: manutenção, qualidade, prestação de serviço, diferencial competitivo.
A empresa
           
Caracterização da empresa.
ü  Razão Social: Diversey Brasil Industria Química Ltda.
ü  Nome Fantasia: Diversey .
ü  Endereço: Rua Nossa senhora do Socorro nº 125 – Bairro:  Socorro,CEP: 04764-20, São Paulo-SP. Telefone: (11)5681-1300

Empresa especializada em soluções totais para equipamentos, produtos químicos, treinamento, assistência técnica, projetos de engenharia, saúde, segurança, meio ambiente, consultoria/auditoria, assessoria técnica em produtos de higienização e limpeza profissional; com foco nas industrias de bebidas e alimentos processados.

A junção das Johnson Wax Professional e da Diversey Lever teve com o objetivo  construir uma nova base para o crescimento, inovação e liderança no setor de limpeza, em todo o mundo, sendo uma fonte única de produtos e soluções de limpeza com alta qualidade para seus clientes, superando as fronteiras geográficas, se tornando uma organização muito mais forte, composta da integração de suas capacidades, culturas e pessoas.

Tem sido umas das grandes razões de seu sucesso e crescimento constante no segmento em que atua, sendo referencial pelo modelo de gestão adotada, onde se foca nos cinco grupos de pessoas, as quais a confiança tem que conquistar, que são: funcionários, consumidores e usuários, público geral, vizinhos e anfitriões e na comunidade mundial, ou seja, tem uma grande preocupação com toda a cadeia que cerca, estando sempre atenta às constantes mudanças que o mercado vem sofrendo, e acompanhando sua dinâmica.










Capítulo 1

  1. Elementos de Gestão
1.1 Missão

Ser o provedor preeminente de soluções totais de sanitização, limpeza e serviços a um grupo de clientes em que é necessária uma única, sustentável e competitiva posição todos os dias em todos os lugares.

1.2 Visão

“A melhor Solução e Serviços para Você Todos os Dias, em Todos os Lugares.”
- Sermos os Primeiros
- Soluções nos Químicos
- Consistência
- Alcance Global

1.3 Valores

Comportamento ético com seus funcionários e colaboradores, com compromisso, valorização e envolvimento de toda a organização com o de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, além do compromisso de estar sempre com a verdade. Aperfeiçoamento contínuo e intenso das relações com os seus clientes, fornecedores e consumidores, com o objetivo de estar sempre de acordo com a sua missão e visão.

1.4 Área  de Manutenção TCS
 Technical Customer Services (TCS) , cujo objetivo é apoiar a equipe de vendas no atendimento aos clientes, no que diz respeito à assistência técnica com manutenção preventiva, corretiva e instalação dos equipamentos de aplicação e monitoramento de químicos, relacionada as atividades operacionais de suporte ao cliente. Área responsável pelos serviços terceirizados e aceites técnicos.




1.5 Estrutura da área de TCS:

ü  Atividade Desenvolvida: Suporte Técnico
ü  Números de funcionários diretos TCS: 80 funcionários;
ü  Número de prestadores de Serviço: 104 funcionários;
ü  Cargos: Gerente de Desenvolvimento de TCS, Coordenador de TCS, Supervisor de Assistência Técnica, Assistente  Técnico e Assistente de Suporte Técnico.

 
 

Organograma:




Caixa de texto: EHS
Caixa de texto: Diretor 
Canais
Caixa de texto: Diretor Supply Chain Caixa de texto: Diretor Marketing
Caixa de texto: Diretor de RH
Caixa de texto: Diretor Key Accounts
Caixa de texto: Diretor Vendas Diretas
Caixa de texto: Gerente TCS
 










Figura 1- Organograma da Empresa
Caixa de texto: Coordenador de TCS 

Fonte : Diversey.
Caixa de texto: Supervisor de Ass.
Técnica
Caixa de texto: Assistente 
Técnico
Caixa de texto: Assistente de Suporte Técnico
 




Análise de SOWT
Pontos FORTES

  • Tecnologia própria de equipamentos
  • Patente de produtos
  • Qualidade de Produto
  • Qualidades dos Serviços Técnicos
  • Equipe Manutenção Especializada

Pontos FRACOS

  • Ausência de reciclagem da Equipe de manutenção
  • Quadro de funcionários limitado
  • Instalações obsoletas
  • Ausência de parcerias duradoras com prestadores de serviço
OPORTUNIDADES

  • Legislação ANVISA
  • Desenvolvimento Econômico
  • Crescimento do segmento de Bebidas

AMEAÇAS

  • Forte atuação da Concorrência
  • Dispersão Geográfica
  • Elevado custo com matéria prima

Avaliando o contexto, a Diversey  possui diferencial no desenvolvimento de seus equipamentos, sendo detentora de tecnologia na aplicação de químicos, contribuindo para sua liderança de mercado. Possui reconhecimento dos seus clientes nos produtos e serviços, disponibilizando mão de obra especializada nos processos de automação e controle, favorecendo a produção de seus principais clientes o que reforça o pós venda, contribuindo para cumprimento de determinações legais. Dentro das suas limitações é notório ausência de um programa específico para capacitação e treinamento de novos funcionários, equipe de manutenção limitada com foco na região Sudeste, sendo necessário em muitas situações, contratar serviços terceirizados para execução de atividades específicas na região NO/NE, pólo das industrias de bebidas. A falta de uma parceria duradoura com as prestadoras de serviços é uma fraqueza para o negócio da Diversey, pois compromete a qualidade de seus serviços indiretos perante os clientes, uma vez que ao efetuar contratos cíclicos todo processo de desenvolvimentos de performance é comprometido.

1.6 Objetivos Estratégicos
Com propósito de manter um crescimento sustentável e lucrativo, a Diversey traçou plano de ação com objetivos coletivos, que iram direcionar ações futuras para o ciclo de 2014, porém com base na análise de SOWT alguns pontos precisam ser revisados para garantir execução.

a)    Aceleradores do Crescimento Lucrativo:
  • Mercados Emergentes: manter e a liderança nos BRIC, implementar sistemas, processos e inovações;
  • Resultados Financeiros: melhorar resultado de caixa, reduzir custo operacional;
  • Excelência na execução: organizar para melhor eficiência e crescimento progressivo;
  • Uma Equipe/Uma Cultura: melhorar produtividade da equipe, promover diversidade.

b)   Desenvolver especialidade em Desempenho Superior e Sustentável:
  • Especialização na Industria: criar capacidade de inteligência global na indústria, profunda estrutura global de especialização nas aplicações de químicos;
  • Sustentabilidade: realizar ações de proteção do Clima, melhorar continuamente o aspecto ambiental de portfólio;
  • Segurança: ampliar e implementar especialização em segurança alimentar, aplicar especialização Target Zero













CAPITULO 2

2. Prestações de Serviços como gestão estratégica

A Manutenção deve ser integrada de maneira eficaz ao processo produtivo e contribuir no desenvolvimento contínuo da empresa, mudando conceitos e quebrar o paradigma “conserto reparo”. Auxiliar a organização a ser competitiva em custos, essa é a função estratégica da manutenção.

Manutenção moderna requer uma mudança cultural aliada a posturas mais eficientes, deve estar sustentada por uma visão de futuro e regida por processos de gestão onde a satisfação plena de seus clientes seja resultante da qualidade dos seus produtos e serviços. Para Diversey, a manutenção existe com propósito de minimizar falhas em seus sistemas de dosagem, contribuindo para operações comerciais; equipamentos dosando significa faturamento de químicos.
Por definição entende-se como prestação de serviços a realização de qualquer tipo de atividade, contratado por uma empresa terceirizada. A realização da prestação de serviços pode ser oferecida ou contratada, de modo que suas principais características são seu traço intangível e o fato de na realidade não se designar pela posse ou recebimento de um bem material, mas sim a concretização de um serviço, na Diversey é aplicada nas duas modalidades.

A prestação de serviço é uma ferramenta estratégica como tantas outras que pode trazer resultados bastante positivos se usada corretamente, mas também pode trazer prejuízos quando for utilizada de maneira errada em face desta inovação, houve uma reformulação das estratégias, voltando-as a maximização da produtividade e da eficiência econômica na utilização dos recursos produtivos.Não há nenhuma dúvida que as causas do sucesso começam pela definição correta da missão da manutenção, seus conceitos básicos, seus novos paradigmas e, evidentemente, da aplicação de tudo isto. Dentro deste enfoque, a utilização de contratação de serviços levará, certamente, a novos patamares de competitividade.

O processo de terceirização é uma prática que vem sendo desenvolvida gradativamente nas atividades comerciais, tendo como principal motivo o propósito de baratear custos e direcionar esforços organizacionais para as atividades fins, deixando as atividades meio em segundo plano, desta forma estabelecendo um novo conceito nas relações de trabalho.

Na Diversey o processo é baseado na utilização de recursos das empresas terceirizadas em algumas aplicações específicas, como Adlim, Tron, Modus Operandi, etc, que oferecem serviço de mão-de-obra técnica para a área de TCS; tendo em alguns postos de trabalho, auxiliares técnicos (terceiros), internos nos clientes da Diversey. Este processo segue alguns critérios para implementação, pois é necessário avaliar a viabilidade da operação levando em consideração a relação custo X benefício, e verificar se o escopo da função do terceiro, atende as reais necessidades do cliente no que diz respeito à capacitação técnica.

Segundo o autor GIOSA(2003) terceirização “ é uma tendência moderna que consiste na concentração de esforços nas atividades essenciais, delegando a terceiros as complementares”.  Na atividade meio, é permitida a terceirização, é aquela não representativa do objetivo da empresa, não fazendo parte do processo produtivo e caracterizando um serviço necessário, mas não essencial.  Por sua vez as atividades fins, são compreendidas como essenciais para as quais a empresa se constitui; é o seu objetivo a exploração do ramo de atividade expressa nos objetivos do contrato social. 

3.  Prestação de serviços na manutenção
Com a contratação de serviços busca-se a criação de uma vantagem competitiva através da geração de novos negócios, os quais visam à redução de custos e o aumento de competitividade, além da racionalização dos recursos humanos; procedimento  adotado pela Diversey devido necessidade de atuação em ampla área geográfica com demandas de pico sustentada pela sazonalidade das industrias de cerveja na região Norte e Nordeste.

De acordo com a ABRAMAN, a prestação de serviços já representa mais de ¼ da composição de custos da manutenção conforme quadro abaixo:

Fonte: ABRAMAN

Principais objetivos, para desenvolvimento de  parceiras com empresas de prestação de serviço:
  • Redução de custos,  economia na utilização dos recursos da empresa;
  • Inovações tecnológicas, disponibilizadas pela contratada e sem a necessidade de investimentos;
  • Competitividade, com a empresa se concentrando nas questões realmente significativas;
  • Redução de riscos, inerentes às atividades transferidas;
  • Maior eficácia organizacional;

As vantagens obtidas pelo uso da Terceirização são amplas e sólidas. Drucker (2002) apontava o seu crescimento como resultado natural dos benefícios da sua utilização. “Cada vez mais, na corporação da Próxima Sociedade, a alta direção será de fato a empresa. Todo o resto poderá ser terceirizado.” (DRUCKER, 2002, p.206).

Entretanto, com o nível de terceirização da manutenção atual e a existência de inúmeras empresas prestadoras de serviço, encontramos situações que despontam como limitadores à expansão e crescimento (e até mesmo sobrevivência) destas mesmas empresas. Como exemplo, em pesquisa realizada no Estado de São Paulo (o mais expressivo do país), Pochmann (2007, p.25) apontou uma taxa de rotatividade anual da mão-de-obra de mais de 80% em terceirização, além de uma remuneração média bem inferior em relação aos colaboradores não terceirizados.

Muito embora a prestação de serviços terceirizados tenha uma avaliação satisfatória (através do cumprimento das bases dos contratos, da medição de desempenho dos serviços prestados e do cumprimento de prazos de execução), o nível de qualidade dos serviços apresentados encontra-se abaixo das expectativas.
Fonte: ABRAMAN
Fonte: CENAM

Para o cumprimento da função estratégica é necessário que as empresas contratadas apresentem uma melhora na satisfação dos serviços prestados. As parcerias estabelecidas devem trazer resultados compatíveis com as metas e objetivos da planta, deve haver uma integração das atividades dos prestadores de serviços com o planejamento estratégico definido pela manutenção.

Os altos índices de turnover e os baixos índices de treinamento e qualificação dos colaborados das prestadoras de serviços refletem no comprometimento das condições de trabalho. Já há uma preocupação muito grande pelas prestadoras de serviços com a alta de mão-de-obra qualificada, conforme pesquisa do CEBRASSE, impactando intensamente no segmento.
Fonte: CEBRASSE
Com o índice de treinamentos baixo, a alta taxa de rotatividade de pessoal e salários menores em relação ao funcionário não terceirizado, torna-se árdua a tarefa para a empresa terceirizada em manter no seu quadro pessoas tecnicamente qualificadas e aptas a prestarem um serviço que atenda ou que supere as expectativas de seus clientes. Se manter um quadro pessoal capaz já é complicado, preservar o conhecimento necessário (internamente à empresa) para a realização adequada dos serviços de manutenção transforma-se em algo inestimável.

 “O diferencial ou “salto de qualidade” na terceirização está na implantação permanente de uma política e capacitação e desenvolvimento dos terceiros.” (SARATT et al, 2008, p.44).

Com pessoas motivadas e conhecimento agregado aos serviços, uma empresa terceirizada estaria apta a atender aos anseios do mercado, diferenciando-se deste modo. A própria motivação viria do conhecimento, conforme Kim e Mauborgne (2005, p.179):

Para que uma empresa de prestação de serviços possa obter o destaque em meio à concorrência, se faz necessário que ela gere uma inovação de valor.

O valor é aquilo que os compradores estão dispostos a pagar, e o valor superior provém da oferta de preços mais baixos que os da concorrência por benefícios equivalentes ou do fornecimento de benefícios singulares que mais do que compensam um preço mais alto. (PORTER, 1990, p.2)

A prática de preços menores não trará inovação alguma, nem a mínima diferenciação esperada, pois essas empresas já realizam esta estratégia e continuarão com todas as dificuldades hoje encontradas. Há que se dispor da diferenciação, da inovação de valores para se conseguir o destaque no mercado.

4. Práticas para a contratação de serviços

Para se obter os resultados esperados com a contratação de serviços, é necessário interpretar as dificuldades existentes nesse ramo e o tipo da atividade que será terceirizada pela contratante. Em paralelo, as duas principais escolhas que devem ser realizadas é a definição da parceira e o modo que o contrato será moldado.

As condições básicas devem ser avaliadas para evitar frustrações com os resultados obtidos. É imprescindível definir quais atividades podem ou devem ser terceirizadas no todo ou em parte tomando especial cuidado com a atividade fim e estratégicas, onde se inclui parte da manutenção.

É necessário verificar a existência, no mercado, de empresas prestadoras de serviço ou mesmo a possibilidade de serem desenvolvidas. Procurar resultados de médio e longo prazo ao invés de redução de custo no curto prazo. Estabelecer relações de parceria. Procurar a melhoria contínua dos resultados, com ganhos divididos entre as duas partes. Estabelecer indicadores de resultados nas áreas de qualidade, atendimento, custo, segurança, moral e meio ambiente. Ter como premissa o desenvolvimento tecnológico do prestador de serviço. Desenvolver um instrumento contratual claro e justo e lembrar que o instrumento contratual não deve ser uma fonte de ameaça para a contratada nem para a tomadora de serviços. Exigir a qualificação necessária para as funções que estão sendo contratadas.

Outra condição que se deve considerar é a legislação trabalhista, que ainda é restrita. O não cumprimento de obrigações trabalhistas por parte de algumas prestadoras de serviço, e isso deve ser evitado para trazer problemas jurídicos a contratante.

Como qualquer outra ferramenta de gestão, a contratação de serviços trará vantagens e desvantagens para contratante. O gestor deve analisar qual dos lados trará mais benefício a organização. Abaixo segue um quadro identificando algumas delas.

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS
VANTAGENS
DESVANTAGEM
Aumento da qualidade
Aumento da dependência de terceiros
Redução de custos
Aumento de custos quando se empreiteriza
Transferência de processos suplementares a quem os tenha como atividade fim
Aumento do risco empresarial pela possibilidade de queda na qualidade
Aumento da especialização
Aumento do risco de acidentes pessoais
Flexibilidade organizacional
Aumento do risco de passivo trabalhista, função da baixa qualidade de contratação
Redução de áreas ocupadas
Melhor administração do tempo para gestão do negócio
Perda de know-how




Após analisado o cenário das condições básicas, é necessário definir qual será a contratada. A prestação de serviço se consolida e amplia o seu crescimento como ferramenta estratégica. Mercado em expansão, vantagens estratégicas para quem contrata serviços terceirizados, precarização das condições de trabalho, serviços prestados satisfatórios (porém sem a qualidade desejada), baixo índice de treinamentos aplicados e alta taxa de turnover. Estes são os ingredientes que se interagem para formar o panorama atual da contratação de serviços. Neste cenário, a escolha da empresa para firmar a parceria deve se basear principalmente:

  • Na qualificação técnica dos seus profissionais;
  • No emprego de tecnologia; e,
  • Pela referência de serviços prestados em outros clientes.

Abaixo o quadro indica qual são as atribuições mais relevantes das contratadas que influenciam na escolha das parceiras.

Fonte: CENAN




O benchmarking em modelo de contratação de serviços está sendo praticado com os chamados contratos de parceria baseados em disponibilidade e confiabilidade das instalações, onde a contratada aumenta a sua lucratividade à medida que melhora a disponibilidade e a confiabilidade das instalações da empresa onde está atuando. Neste tipo de contrato não mais se paga por serviços mas sim por soluções. Esta mudança estratégica da manutenção tem um reflexo direto nos resultados empresariais, tais como:

  • Aumento da Disponibilidade;
  • Aumento do Faturamento e do Lucro;
  • Redução da Demanda de Serviços;
  • Redução de Custos;
  • Redução de Lucros Cessantes;
  • Aumento da Segurança Pessoal e das Instalações;

A abordagem da gestão estratégica passa, também, por esta ferramenta. O nível de contratação que já se atingiu no Brasil mostra que é necessário uma ação estratégica para que as parcerias possam contribuir para os resultados empresariais da manutenção. O produto do trabalho da manutenção é a disponibilidade e a medida que ela cresce diminui a demanda de serviços. Como a maioria dos contratos no Brasil são pagos por serviço ou, até mesmo, por mão de obra, fica a pergunta: com estes tipos de instrumentos contratuais a contratada será parceira da contratante para aumentar a disponibilidade? A resposta é NÃO! E a razão desta resposta é óbvia, caso a contratada contribua para o aumento da disponibilidade estará reduzindo a demanda de serviços, razão de ser do seu maior faturamento e lucro. É preciso evoluir para o contrato de disponibilidade onde os dois lados ganham com o aumento da disponibilidade.

5. Considerações finais

Dentro deste contexto, existe uma série de pontos que devem ser avaliados com mais critério na gestão de contrato de serviços, pois no exemplo da Diversey, os terceiros contratados na maioria não assumem uma postura que deve ser a seguida pela Diversey, a falta de comprometimento é nítida o que em alguns casos pode causar situação de risco perante o cliente comprometendo a imagem coorporativa da empresa.  Quando um terceiro realiza qualquer atividade de ordem técnica, fica registrado que foi algo feito pela Diversey, não fazendo distinção entre a contratante e contratada, situação esta que desfavorece o nível de atendimento prestado pela equipe direta de assistência técnica.  Como agravante, existe forte distinção entre os recursos de ferramentas, benefícios, suporte e outros disponibilizados para o técnico e o auxiliar (terceiro).

 É preciso rever o projeto de terceiros, estudando a possibilidade do desenvolvimento de uma pareceria mais consistente que possa dar garantia de atendimento sem comprometer a qualidade dos serviços prestados. Potencializar a relação entre contratante e contratada, definir responsabilidades mais detalhadas.

As ações devem estar alinhadas com a missão da empresa, porém antes devem estar revisadas e direcionadas por meio do planejamento estratégico, que deve ser entendida por todos, favorecendo no alcance dos objetivos globais. É preciso manter gerenciamento contínuo das atividades e disciplina, com intervenções cíclicas para correção; principalmente nas atividades meio, com TCS, que gradativamente passa a ser interpretada com atividade primária, uma vez que está diretamente inserida com o cliente final.



REFERÊCIAS.
ABRAMAN – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MANUTENÇÃO. A Situação da Manutenção no Brasil. Disponível em http://www.abraman.org.br/docs/DN2009.ppt. Acessado em 30/07/2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 14724. Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação.

CARVALHO, Cláudio; KARDEC, Alan. Gestão estratégia e terceirização. Rio de Janeiro:  Qualitymark, 2002.

CEBRASSE – CENTRAL BRASILEIRA DO SETOR DE SERVIÇOS. Pesquisa de Expectativas do setor de Serviços – julho/2010. Disponível em http://www.cebrasse.org.br/downloads/html/pesquisa_setor_servicos_cebrasse_julho2010.html. Acessado em 22/07/2012.

CENAM – CENTRO NACIONAL DE MODERNIZAÇÃO. Pesquisa Nacional sobre Terceirização. Disponível em http://www.cenam.org/pesquisa_1.htm. Acessado em 22/07/2012.

GIOSA, Livio. A terceirização : uma abordagem estratégica. São Paulo: Thomsom,2003.

GRONROOS, C. Marketing: Gerenciamento de Serviços. Rio de Janeiro: Elsenier, 2003.

KOTLER, P. Administração de Marketing: analise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1998.

PINTO, Alan Kardec e XAVIER, Júlio Nascif. Manutenção Função Estratégica. Editora QualityMark – Rio de Janeiro 2a. Edição revisada e ampliada 2001

http://www.diversey.com   Acesso em  13 agosto de 2012

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