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EETI – Escola de
Engenharia e TI
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Disciplina:
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GESTÃO DA SEGURANÇA DO TRABALHO
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Curso:
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MBA GESTÃO DA
MANUTENÇÃO
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Turma:
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Professor (a):
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ALEX SOARES CALDAS
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Alunos:
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Matrícula:
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Valor total da avaliação:
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5,0 (CINCO PONTOS)
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Prezados alunos,
Ler atentamente as informações abaixo:
Elaborar
um Relatório técnico sobre o acidente na Refinaria da British Petroleum
localizada em Texas City – EUA no dia 23 de Março de 2005. Link: https://www.youtube.com/watch?v=QHic-U_AP-U
Instruções:
1.
Equipe de 05 alunos no máximo
2.
Enviar por e-mail no dia 11 de Julho formatação
ABNT.
3.
A pontuação desta atividade será 50% conforme
plano de ensino.
4.
A prova a ser realizada no dia 11 de Julho será
composta por 05 questões fechadas sobre os assuntos dados em sala de aula.
Estrutura do
relatório:
1.
Introdução (Descrever a empresa e o histórico do
acidente). Máx. 01 página.
Empresa
O acidente ocorreu dia 23 de março de 2005 na unidade de
isomerização na refinaria BP em Texas City. 15 operários morreram e 170 ficaram
feridos. O acidente ocorreu na torre de fracionamento de refino.
Histórico do acidente
2 h – Introdução de hidrocarbonetos líquidos altamente
inflamável na torre de fracionamento de refino. Em situações normais estaria
com 2 metros de liquido no fundo da torre. Existia um indicador de nível. O
Indicador não foi projetado para medir acima de 3 metros.
3:30 h – O preenchimento foi paralisado. O indicador não
proporciona leituras precisas. Torre preenchida a um nível de 4 metros.
9:50 h – Preenchimento
de liquido e adição de liquido na torre já cheia. Não havia fluxo de saída. Válvula
de fluxo de liquido fora da torre foi deixada fechada.
10:00 h – Acenderam os queimadores para aquecer o produto
inflamável (normal), mas torre continuava a ser preenchida mais de 20 vezes o
normal. A torre atingiu 42 metros e o indicador mostrava abaixo de 3 metros e
diminuindo.
12:40 h – Alarme de alta pressão foi ativado, dois queimadores
foram desligados no forno para diminuir a temperatura. Válvula de pressão não
funcionou e um operador usou uma válvula manual em cadeia para liberar gases
para o tambor de purga e atmosfera.
13:00 h – Abriram uma válvula para liberar liquido do fundo da
torre para tanques de armazenagem, mas o liquido estava muito quente e aumentou
a temperatura do liquido que entrava na torre.
13: 05 h – O liquido começava a ferver e a se expandir,
aumentando o nível dentro da torre.
13:10 h – A torre começou a derramar liquido para a tubulação
que saía do topo da torre, exercendo pressão nas válvulas de descarga de
emergência.
13:14 h – As 3 válvulas de emergência se abriram e liquido
inundou o tambor de purgar. O alarme de nível alto do tambor de purga não
disparou. Houve uma erupção e o líquido caiu no solo criando uma nuvem
inflamável de vapor.
13:20 h – A nuvem se incendiou causando uma série de
explosões. Incendiada por uma caminhonete a diesel estacionada a 7 metros do
tambor de purga.
2.
Investigação do Acidente (Apresentar
detalhadamente todas as falhas do processo). 02 páginas.
Falha no indicador de nível. Falha de projeto pois o indicador
não fora projetado para líquidos acima da marca de 3 metros. Esse indicador no
projeto deveria ter outra especificação. Deveria atender os vários níveis da
torre.
O Segundo alarme redundante que o nível estava com
preenchimento demasiado não disparou. Falha de dispositivo importante. Alarmes
devem ser verificados periodicamente em manutenções programadas.
Não havia fluxo de saída na torre conforme especificado nos
procedimentos de ativação, pois válvula no final da torre foi deixada fechada.
O que proporcionou um enchimento gradativo da torre. Erro grave de toda
operação responsável pela partida da planta, que colaborou muito para que o
acidente acontecesse.
Os operadores acenderam os queimadores do forno para aquecer o
líquido inflamável, mas a torre continuava a ser preenchida mais de 20 vezes o
nível normal. O erro já citado de projeto do indicador de nível, nesse caso só
fez agravar a situação.
Válvula de pressão do forno não funcionou. Novamente falha de
um dispositivo importante que pode evitar muitos acidentes.
Enviaram liquido do fundo da torre para tanque de armazenagem,
mas o liquido no fundo da torre estava muito quente e aumentou a temperatura do
líquido inflamável que entrava na torre para mais de 65 graus. Erro de
processo, que deveria ter algum dispositivo afim de evitar a entrada do liquido
muito quente na torre. Erro de operação e o projeto poderia ter termopares na
torre, afim de ler a temperatura dentro da mesma.
O alarme de nível alto do tambor de purga não funcionou. O
tambor se encheu e entrou em erupção. Erro de dispositivos importantes em
cadeia. Mais um alarme que não funciona.
Caminhonete estacionada a 7,5 metros do tambor de purga aciona
as explosões. O projeto poderia ser mais conservador e aumentar a distância de
fontes de ignição próximas a planta.
Realizando um estudo mais detalhado das causas do acidente,
verifica-se erros em cadeia. Erros que se iniciam no projeto, se estendem pelos
dispositivos de segurança espalhados e passam pela operação da planta. Caso
acontecesse somente um desses erros, quem sabe o acidente poderia ser evitado,
mas aconteceram um somatório de erros, que no final resultou na grande
tragédia.
3.
Oportunidades de Melhoria (Apresentar as
principais oportunidades de melhoria se tratando do planejamento de manutenção
– slides da 1ª Aula e fazer um link com as Normas Regulamentadoras). 02 a 03 páginas.
Analisando o histórico do acidente, notamos que alguns alarmes
de segurança falharam. Uma oportunidade de melhoria seria que no planejamento
da manutenção esses alarmes periodicamente sejam verificados. Fazendo um link
com a norma regulamentadora, verifica-se que esse item de alarme é tratado na
NR 23 – Proteção contra incêndios. Outra norma que o assunto é tratado é a NBR17240
– Sistemas de detecção e alarme de incêndio – Projeto, instalação,
comissionamento e manutenção, detecção e alarme de incêndio – Requisitos. E nas
normas vistas em sala de aula na disciplina gestão e segurança do trabalho foi
a NBR14009 – Segurança de máquinas – Princípios para apreciação de riscos onde
há itens que descreve a avaliação de riscos.
Outra oportunidade de melhoria na manutenção da Refinaria
seria um plano de manutenção para as válvulas de segurança, pois as mesmas
falharam, e proporcionaram um grande impacto no acidente. Essa questão das
válvulas de segurança é citada na NBR14009 – Segurança de máquinas – Princípios
para apreciação de riscos no item 7.2.5 Confiabilidade de funções de segurança.
Válvulas de Segurança são tratadas também na NR 13 – Vasos de Pressão onde os
planejadores de manutenção encontrarão requisitos que ajudará a desenvolver o
plano de manutenção.
Importante ressaltar que medidas baseadas em planos de
manutenção são importantes para evitar as chances de ocorrer acidentes, mas
sobretudo a organização deve ter ações e medidas baseadas num SGI ou SGQ –
Sistema de Gestão Integrado ou Sistema de Gestão da Qualidade e políticas de
SQMS – Segurança Qualidade Meio ambiente e Saúde. Essas gestões em SQMS com
Sistemas Integrados são baseados em normas como a OHSAS 18001 – Sistema de
gestão da segurança e saúde no trabalho. E na NBR ISO 9001 – 2008 SGQ. Tais
normas direcionam para implementar políticas de SQMS nas organizações.
A norma OHSAS 18001 – Sistema de gestão da segurança e saúde
no trabalho possui itens como o 4.5.2 Acidentes, incidentes, não-conformidades
e ações corretivas e preventivas, que esta muito ligado quando falamos do
acidente na Refinaria BP em Texas City.
Finalizando a abordagem sobre oportunidade de melhoria e
fazendo um link com as normas regulamentadoras, citamos o que culminou o
acidente. A ignição proporcionada pela caminhonete situada a 7,5 metros do
ponto onde começou o vazamento. Para prevenir acidentes futuros por ignição
como aconteceu, é importante que no planejamento da manutenção, seja descrito
que veículos automotores estejam a uma distância maior. Fazendo um link com as
normas, a NR 20 Líquidos e Inflamáveis aborda tais distanciamentos.
4.
Conclusão Máx. 01 página.
Realizando uma análise dos fatos ocorridos no acidente da
refinaria BP no Texas, chegamos à conclusão que o acidente foi decorrente de
uma sequência de falhas. Houve falhas de a concepção do projeto, falhas de
dispositivos de segurança importantes como alarmes e válvulas de segurança, somando
também a erros de operação. Com tantos erros assim, o acidente ocorreu de forma
catastrófica.
Concluímos o relatório técnico do acidente da refinaria BP,
afirmando que este trabalho foi importante para alunos da disciplina Gestão de
Segurança do Trabalho do MBA Gestão da Manutenção – UNIFACS, pois proporcionou
uma aplicação e fixação dos conteúdos vistos em sala de aula.
5.
Referencias (apresentar as referencias
acadêmicas que serviram como base para a construção do trabalho) Livre
1ª AULA - Gestão de Segurança do Trabalho (Prof. Alex Caldas)
APOSTILA PLANEJAMENTO DE MANUTENÇÃO
Apostila PREVENÇÃO E CONTROLE DE PERDAS
NBR 14009 - Seg de Máq - Princ p Apreciação de Riscos
NBR ISO 9001-2008 – SGQ
nbr-iso-14001-2004
NR-12 (atualizada 2013)
OHSAS 18001 - SIST. GESTAO SAUDE E SEG. TRAB.
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