sexta-feira, 2 de março de 2018
Alternativas de iluminação artificial para áreas urbanas e rurais.
Qual a nossa principal fonte de iluminação não artificial?
Sol?
Vamos pensar...
E a Lua?
Modelos alternativos para iluminação nas áreas urbanas e rurais são baseados na natureza.
Então para qualquer tipo de iluminação, os referenciais são: O sol e a Lua.
A tecnologia avançou muito. Modelos e sistemas de iluminação artificial não apresentam dificuldades na sua concepção. Mas é preciso ter sabedoria, pois iluminação artificial o planeta Terra todo usa. Então mesmo com inovações tecnológicas, a palavra chave é cautela.
Cautela, pois um sistema de iluminação artificial funciona como um rio, e esse rio apresenta caminhos, esses caminhos podemos fazer uma comparação com os fios, que levam a energia para determinada cidade, lugar, vilarejo. Não estou fazendo outras analogias com os mais variados tipos de materiais existentes num sistema elétrico, tal analogia deixo para meus colegas engenheiros eletricistas.
Trocar essas iluminações atuais, por sistemas modernos e de baixo custo, conservando características inovadoras é possível?
Na minha opinião é possível sim.
Para isso, deve-se:
Realizar um processo de conscientização da população que esse processo de modernização acontecerá.
Delimitar pequenas áreas e começar o processo. Ou seja, no Brasil, uma alternativa bem viável é começar nas áreas rurais e logo depois que todas as areas rurais estiverem com esse processo testado e aprovado, começaria pelas cidades dos interior, classificadas por densidade demográfica. Primeiros as com menores densidade demográfica, isso inclui também as ilhas e praias do litoral do Brasil, bem como as cidades ribeirinhas.
Posteriormente realizar os trabalhos técnicos, que seriam as trocas das fiações, postes, ou ate mesmo o reaproveitamento deles, para implementação do novo sistema de iluminação artificial, mas essa parte, como já citei, deixo para meus colegas engenheiros eletricistas.
Estamos sempre aberto a discussões!
Até o próximo post!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário