ANÁLISE DE TEXTO
1 – Título do texto.
• Pesquisa biográfica: Valorização das histórias de vida na
formação docente.
2 – Referências do texto.
• ABRAHÃO, Maria Helena B. História e histórias de vida:
destacados educadores fazem a história da educação Rio-
Grandense. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.
• CHAUÍ, Marilena. Convite a Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
Unidade 7. Capítulo 4: São possíveis ciências humanas?
Disponível em: http://
br.geocities.com/mcrost02/convite_a_filosofia_34.htm Acessoem:
1 maio 2007.
• DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas, SP: Autores
Associados, 2005.
• DOMINICIÉ, Pierre. A biografia educativa: instrumento de
investigação para a educação de adultos. In: NÓVOA, Antônio:
FINGER, Mathias. O método (auto) biográfico e a formação.
Lisboa: MS/DRHS/CFAP,1988. P. 87-98.
• HAGUETTE, Maria Teresa Frota. Metodologia qualitativa em
Sociologia. Petrópolis: Vozes, 1990.
• JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São
Paulo: Cortez, 2004.
• História de vida e projeto: a história de vida como projeto e as
“histórias de vida” a serviço de projetos. Disponível em:
HTTP://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttex&pid=S1517970
219990002000002&Ing=pt&nrm=isom. Acesso em: 24 abr.2007.
• PASSOS, Elizete. Ética nas organizações. São Paulo: Atlas,
2004.
• SOARES, Liane Cristina Figueredo. (Discente-Autor/Mest.
Acadêmico): Manual do aluno. Instrucional: Divulgação interna
das normas institucionais. Impresso. Salvador: UNEB, 2006.
• SOUZA, Elizeu Clementino de. Histórias de vida e formação de
professores: um olhar sobre a singularidade das narrativas (auto)
biográficas. In: Macedo, Roberto Sidnei; SILVA, Gelcivânia Mota;
TORRES, Mônica Moreira (Orgs.). Currículo e docência: tensões
contemporâneas, interfaces pós-formais. Salvador: UNEB, 2003.
P. 35-56. Disponível em
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2007/hvfp/070326_histori
as.doc Acesso em: 25 abr. 2007.
3 – Tema (assunto abordado).
• A importância da pesquisa biográfica na formação docente.
4 – Problema (questão que mobilizou o autor a escolher o tema).
• Necessidade de se aliar a dimensão subjetiva à objetiva para
ampliação e ao mesmo tempo estreitamento e aprofundamento
dos procedimentos de pesquisa.
5 – Idéia central do texto (tese).
• O método biográfico e as historias de vida, por sua natureza
investigativa, possibilitam o aprofundamento do processo
subjetivo com o intuito de trazê-lo para o mundo objetivo das
ações e representações, contribuindo para o entendimento de que
os aspectos da vida pessoal influenciam diretamente nas
escolhas profissionais de cada sujeito e que a ação reflexiva
sobre a própria trajetória de vida é um elemento fundamental para
que possa repensar as questões de sua própria formação.
6 – Quais os argumentos (em tópicos).
• O método biográfico de pesquisa passa pela definição das
histórias de vida como metodologia em que a pessoa é,
simultaneamente, objeto e sujeito da formação.
• O método biográfico, portanto não desvaloriza as dimensões
técnicas ou tecnológicas de uma pesquisa, mas envolve os
indivíduos numa experiência de vida, num percurso pessoal,
numa dupla perspectiva, enquanto eu pensante e sensível,
responsável por sua construção pessoal e em relação com os
outros.
• O método biográfico é um possível caminho para valorizar não
apenas a história de vida dos professores, mas de todo sujeito
que procura revelar a si mesmo a historia dos professores, mas
de todo sujeito que procura revelar a si mesmo o profissional que
deseja ser, conhecendo a própria historicidade e dando sentido as
próprias experiências vividas.
• A pesquisa biográfica é uma metodologia que abrange as
histórias de vida como uma experiência formadora tão relevante
quanto a adquirida no ambiente acadêmico. Ela permite
redescobrir os caminhos percorridos e os cenários e fatos
vivenciados por uma determinada pessoa, em uma época distinta,
encaminhando-a a uma reflexão sobre a sua própria atuação,
quer pessoal, quer profissional.
7 – Aspectos de destaque.
• As historias de vida ou método biográfico integram-se no
movimento atual que procura repensar as questões de formação
do profissional. O trabalho com método biográfico configura-se
como um processo de autoconhecimento e conhecimento das
relações que cada pessoa estabelece em seu processo formativo,
agregando as aprendizagens que contribui ao longo da vida,
reveladas pela subjetividade e pela singularidade das
experiências e dos saberes vivenciados.
8 – Articulação de idéias do texto com sua vida pessoal, profissional e/ou
social.
• Realizando um paralelo com minha vida pessoal e social, relato
que minha namorada, que é pedagoga, gosta muito de ler
biografias sobre personalidades Negras, e percebo que essa
ligação dela com as biografias contribuíram muito para sua
formação, despertando um enorme senso crítico e valorização da
sua cultura raiz.
9 – Uma pergunta ou um comentário relacionado ao assunto.
• É preciso estimular os jovens estudantes a estarem em contato
com as biografias de pessoas que fizeram bem a humanidade,
para que tais possam influenciar positivamente nas suas vidas,
pois se não se tornarem professores bem preparados, serão
certamente cidadãos de bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário