Engenharia automotiva, engenharia automóvel, ou engenharia
automobilística é um ramo da engenharia mecânica especializado nos vários tipos
de veículos automóveis. Nela são aplicados elementos de ciências de base e de
engenharia, elementos de engenharia mecânica, eletrotécnica, eletrónica,
informática e de segurança e aperfeiçoamentos técnicos que respondem à evolução
tecnológica dos automóveis, no sentido de aumentar a qualidade, competitividade
e a produtividade no setor automóvel.
MARCAS DE CARROS NO BRASIL
CARROS A DIESEL NOS EUA
Uma pesquisa encomendada pela associação estadunidense de
abastecimento de combustível (NACS) e divulgada pela Consumer Reports revelou
que a preferência do consumidor norte-americano por carros movidos a diesel só
cresce a cada ano. O estudo contou com a participação de 1.200 donos de carros
a gasolina e atestou que 31% dos entrevistados planejam comprar um carro movido
a diesel nos próximos dois anos.
Perguntados sobre os motivos considerados na compra de um
carro a diesel, 59% dos entrevistados citaram a economia de combustível, 33% os
menores índices de poluição ao meio-ambiente e 30% a maior confiabilidade
mecânica. Outros fatoram lembrados foram maior oferta de torque (principalmente para rebocar
trailers), valor de revenda mais alto e possibilidade usar biodiesel como
combustível.
A oferta de veículos movidos a diesel nos Estados Unidos é
comum principalmente entre as montadoras alemães. A Volkswagen, por exemplo,
oferece os modelos Beetle, Jetta, Passat e Golf equipados com motores TDI; a
Mercedes tem no portfólio o SUV GL BlueTEC e a BMW o Série 3 em versão 335d.
Entre as montadoras locais é destaque a Chevrolet com o Cruze Turbo Diesel.
FONTE: UOL CARPLACE
DADOS DA PRODUÇÃO DE AUTOMÓVEL NO BRASIL
O Brasil fechou o 1º semestre de 2013 com alta de 18,1% na
produção de veículos, recorde histórico do setor, informou nesta quinta-feira
(4) a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No
período, a indústria atingiu 1.856.805 de unidades, número superior aos seis primeiros
meses de 2012, quando 1.553.278 veículos foram fabricados. A maior produção
anterior relativa ocorreu em 2011, com 1.714.767 unidades produzidas
Este anúncio ocorre após a Federação Nacional dos
Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgar que o 1º semestre
de 2013 foi o melhor da história para emplacamentos de automóveis e comerciais
leves, com 1.798.976 unidades
De acordo com a Anfavea, em junho, também foi registrado o
melhor patamar histórico de produção para o mês, com 320.823 unidades.
Entretanto, houve queda de 7,8% em relação maio, que obteve 348.070
unidades. Na comparação anual, com os 277.796 veículos de junho de 2012, o
crescimento no mês foi de 15,5%.
ANÁLISE CRÍTICA DOS ENGARRAFAMENTOS NO BRASIL
A criança cresce olhando o vai e vem de carros das rua nas
grandes cidades e o mundo capitalista desperta nela o desejo de quando virar
adulta, começar a trabalhar para ter o seu.
Quando observamos os horários de picos, inicio da manha e
fim de tarde, a maioria dos carros populares cabe o motorista, o carona e 3
passageiros no banco traseiro, mas o que vemos são os veículos sendo ocupados
somente pelo motorista, raros casos que alguns oferecem uma carona para um
colega, estranho nem se cogita.
Um transporte público de qualidade seria uma saída? Sim. Não
somente um transporte público de qualidade, mas um modelo alternativo de
transportes.
Qualidade no transporte não é nenhuma novidade em países desenvolvidos.
Mas que modelo alternativo seria esse? Uma invenção muito
simples e quem aprendeu a andar nunca se esquece. A bicicleta.
Uma boa rede de ciclovias certamente causaria um desinchaço
no transito nas grandes capitais brasileiras, sem falar nos benefícios para
saúde dos ciclistas. Qual estudante universitário não quer ir para sua
Universidade, transitando por uma boa rede de ciclovias, levando sua mochila
nas costas. Qual trabalhador não quer chegar no seu local de trabalho com saúde e economizando nos gastos com transporte.
Mas por que será que ideias tão simples não são colocadas em
práticas?
Por causa de 2 palavras que já citei acima. MUNDO
CAPITALISTA.
Fazer ciclovias e criar uma alternativa no transporte é
mexer no bolso de empresários, donos de empresas de ônibus, donos de montadoras
de veículos que teriam suas vendas reduzidas. Transporte de qualidade como
metrô, impacta no venda de combustíveis.
Soluções são possíveis. Começando a falar para aquela
criança que quando ver o vai e vem dos carros que se todo mundo tiver carro, ninguém
anda, o trânsito para. Soluções temos diversas mas a principal esta dentro de
cada um. A famosa CONSCIÊNCIA.
Até o próximo post.
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