sábado, 17 de agosto de 2013

Engenharia Automotiva



Engenharia automotiva, engenharia automóvel, ou engenharia automobilística é um ramo da engenharia mecânica especializado nos vários tipos de veículos automóveis. Nela são aplicados elementos de ciências de base e de engenharia, elementos de engenharia mecânica, eletrotécnica, eletrónica, informática e de segurança e aperfeiçoamentos técnicos que respondem à evolução tecnológica dos automóveis, no sentido de aumentar a qualidade, competitividade e a produtividade no setor automóvel.



MARCAS DE CARROS NO BRASIL





CARROS A DIESEL NOS EUA


Uma pesquisa encomendada pela associação estadunidense de abastecimento de combustível (NACS) e divulgada pela Consumer Reports revelou que a preferência do consumidor norte-americano por carros movidos a diesel só cresce a cada ano. O estudo contou com a participação de 1.200 donos de carros a gasolina e atestou que 31% dos entrevistados planejam comprar um carro movido a diesel nos próximos dois anos.


Perguntados sobre os motivos considerados na compra de um carro a diesel, 59% dos entrevistados citaram a economia de combustível, 33% os menores índices de poluição ao meio-ambiente e 30% a maior confiabilidade mecânica. Outros fatoram lembrados foram maior oferta de  torque (principalmente para rebocar trailers), valor de revenda mais alto e possibilidade usar biodiesel como combustível.



A oferta de veículos movidos a diesel nos Estados Unidos é comum principalmente entre as montadoras alemães. A Volkswagen, por exemplo, oferece os modelos Beetle, Jetta, Passat e Golf equipados com motores TDI; a Mercedes tem no portfólio o SUV GL BlueTEC e a BMW o Série 3 em versão 335d. Entre as montadoras locais é destaque a Chevrolet com o Cruze Turbo Diesel.



FONTE: UOL CARPLACE

DADOS DA PRODUÇÃO DE AUTOMÓVEL NO BRASIL

O Brasil fechou o 1º semestre de 2013 com alta de 18,1% na produção de veículos, recorde histórico do setor, informou nesta quinta-feira (4) a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No período, a indústria atingiu 1.856.805 de unidades, número superior aos seis primeiros meses de 2012, quando 1.553.278 veículos foram fabricados. A maior produção anterior relativa ocorreu em 2011, com 1.714.767 unidades produzidas



Este anúncio ocorre após a Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgar que o 1º semestre de 2013 foi o melhor da história para emplacamentos de automóveis e comerciais leves, com 1.798.976 unidades



De acordo com a Anfavea, em junho, também foi registrado o melhor patamar histórico de produção para o mês, com 320.823 unidades. Entretanto, houve queda de  7,8% em relação maio, que obteve 348.070 unidades. Na comparação anual, com os 277.796 veículos de junho de 2012, o crescimento no mês foi de 15,5%.



ANÁLISE CRÍTICA DOS ENGARRAFAMENTOS NO BRASIL

A criança cresce olhando o vai e vem de carros das rua nas grandes cidades e o mundo capitalista desperta nela o desejo de quando virar adulta, começar a trabalhar para ter o seu.

Mas não esqueçamos que uma geração de criança cresce, depois vem outra, depois outra, o espaço físico das grandes cidades pouco aumenta, então temos um inchamento de veículos nas metrópoles.

Quando observamos os horários de picos, inicio da manha e fim de tarde, a maioria dos carros populares cabe o motorista, o carona e 3 passageiros no banco traseiro, mas o que vemos são os veículos sendo ocupados somente pelo motorista, raros casos que alguns oferecem uma carona para um colega, estranho nem se cogita.

Um transporte público de qualidade seria uma saída? Sim. Não somente um transporte público de qualidade, mas um modelo alternativo de transportes.
Qualidade no transporte não é nenhuma novidade em países desenvolvidos.
Mas que modelo alternativo seria esse? Uma invenção muito simples e quem aprendeu a andar nunca se esquece. A bicicleta.

Uma boa rede de ciclovias certamente causaria um desinchaço no transito nas grandes capitais brasileiras, sem falar nos benefícios para saúde dos ciclistas. Qual estudante universitário não quer ir para sua Universidade, transitando por uma boa rede de ciclovias, levando sua mochila nas costas. Qual trabalhador não quer chegar no seu local de trabalho com saúde e economizando nos gastos com transporte.

Mas por que será que ideias tão simples não são colocadas em práticas?
Por causa de 2 palavras que já citei acima. MUNDO CAPITALISTA.

Fazer ciclovias e criar uma alternativa no transporte é mexer no bolso de empresários, donos de empresas de ônibus, donos de montadoras de veículos que teriam suas vendas reduzidas. Transporte de qualidade como metrô, impacta no venda de combustíveis.

Soluções são possíveis. Começando a falar para aquela criança que quando ver o vai e vem dos carros que se todo mundo tiver carro, ninguém anda, o trânsito para. Soluções temos diversas mas a principal esta dentro de cada um. A famosa CONSCIÊNCIA.

Até o próximo post.







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